#Dicas | O que fazer se você foi plagiado

Oie gente! Como vocês estão?? *3* Eu estou com calor e com medo de voltar para as aulas, se é que vão voltar mesmo. Se vocês não sabem, na semana passada minha escola foi interditada por causa de problemas na estrutura, ocorreu que tem muitas goteiras, infiltra mento e rachaduras. Estão falando com a defesa civil e muitas outras pessoas, tenho medo que seja perigoso voltar as aulas e tudo mais ;s
Hoje o post vai se tratar sobre algo MUITO importante: Plagio. Se você já foi plagiada/o sabe o quão irritante/triste isso é, saber que alguém pegou algo do seu site/blog/canal e colocou no seu próprio dizendo que ELE MESMO tinha feito.
O que é Plagio?
Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria.

Tipos de plagio:
O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.
O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Código Penal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral.
O plágio musical acontece quando uma música ou o trecho de uma música são copiados por um artista ou banda. Quando isso é provado em uma ação judicial, a parte que copiou tem que pagar uma indenização ao autor original.
Quando um objeto ou pintura é falsificado, com o objetivo de enganar alguém para que pense que se trata do original, estamos perante uma fraude denominada contrafação.


Maneiras de evitar plagio:

  • Bloqueando o Ctrl C/Copiar

Essa é uma maneira que eu particularmente não gosto em sites, pode prejudicar muito as pessoas que vão ver o seu conteúdo, as vezes ele pode ser útil e a pessoa pode querer guardar em algum lugar.
Exemplo: Eu escrevo historias e visito um tumblr que dá super dicas de como escrever, acabou que eu copiei as dicas e coloquei em um documento no Word para USO PROPRIO. Se eu não pudesse copiar e eu estivesse sem internet e com criatividade eu acabaria perdendo dicas incríveis.
Ps: Existem códigos para bloquear ele, porem ele acabam impedindo o suo COMPLETO do botão direito.
  •  Bloquear a seleção de texto
  •  Também existem outros meios nesse mesmo sentindo, bloqueando algum modo de copiar as suas coisas.

Além dessas formas não existe meio 100% de não ser plagiado, apenas fica focado e de olho, o melhor ainda é ter a ajuda de seus leitores, se algum deles ver algum plagio, eles vão avisar.

Como saber se meus artigos foram plagiados?

  • Google – Essa é a maneira mais rápida e fácil, pegue um pequeno texto do seu post e cole no google, se tiver algum plagio irá mostrar outro site com o mesmo texto que o seu. 
  • Google Alert – Você recebe um alerta assim que o google descobrir um plagio do seu blog. 
  • Copyscape – Esse é o programa que estou aprendendo a usar, é só digitar a url do seu blog e clicar em “OK”, logo em baixo irá mostrar os plagio.


O que fazer se fui plagiado?

  1. Contatar o plagiador – Esse é o modo mais fácil e que deve ser feito de princípio, assim se ele concordar é um modo sem tanto problema/escândalo de apagar o plagio. 
  1. Entre em contato com o google – Se ele não quiser tirar, sugiro que entre em contato com o google falando sobre o plagio cometido. 
  1. Faça uma confusão – O motivo desse post foi por causa de um caso que ocorreu com uma garota de um dos grupos de blogueiros que eu participo. O resultado foi: Várias outras pessoas do blog começaram a comentar sobre o plagio, denunciando e tudo mais. Acabou que ele excluiu a imagem que plagiou. 
  1. Entre em contato com seus parceiros – Outra maneira é fazendo com que ele precise apagar o plagio, você entra em contato com os parceiros dele, podem ser outros, blogs, lojas, sites, etc. As pessoas não gostam de parceira com blogs de plágios, então se ele ainda quiser as parceiras é obrigado a apagar o plagio.

Esse é o post de hoje! Espero mesmo que isso tenha ajudado vocês pois me ajudou bastante, aprendi muito sobre plagio e quero evitar isso no blog ao máximo. Agora que eu sei como impedir vou ficar mais alerta :3 Espero que você também fique o/ Vamos lutar por um blogger livre de plagio \o/
Se tiverem mais alguma dica é só avisarem nos comentários! Principalmente meio/sites de ver se você foi plagiado e por quem, isso vai ajudar muito e irei colocar os seus devidos créditos sempre <3

HOJE SAI A NEWSLETTER!! Vocês precisam se inscrever nela o/ Sexta que vem, que é a black Friday, estarei enviando um super pack de freebies para quem estiver assinando ela *u*

Não se esqueçam de responder esse questionário para o melhor funcionamento do blog :3

Sites que eu achei os artigos para me ajudar: Gerenciando blog. Elaine gaspareto.

28 comentários:

  1. Muito importante esse seu post, infelizmente existem pessoas cometendo plágio o tempo e não existe coisa mais chata do que você criar algo interessante e vir alguém e simplesmente copiar, né?
    Adorei o post e o seu blog. Beeijos!

    http://universodainspiracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho muito ruim quando alguém comete um plagio e o trabalho que dá para resolver isso :s
      Fico muito feliz que tenha gostado do post!

      Tenha um ótimo final de semana! Obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  2. Adorei o post! nao sabia sobre o Copyscape, já até salvei aqui o endereço <3
    comigo acontece mais de usarem minhas fotos q os textos em si :/
    muito chato isso né, sempre rola um estresse e td mundo acha q "se ta na internet eh livre pra uso" mas não é bem assim....
    beijos!
    http://carolbeautysecrets.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post *u* Estou aprendendo a usar o copyscape, mas ainda não sei direito ahsuahsuha
      Eu edito as minhas imagens aqui do blog para ficarem do tamanho preferivel para mim, acredito que deva ser pedido antes de usar alguma delas.

      Tenha um ótimo final de semana! Obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  3. Que legal você abordar sobre o assunto Pi, isso é algo muito importante e sério. É tão chato você pesquisar algo e vê dois blogs, ou mais, com o mesmo conteúdo, horrível, sinceramente, gente sem capacidade para criar seu próprio conteúdo. Beijo ♥
    Radioativa | Geovana Silva u-u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei super legal escrever esse post e mostrar isso a vocês. É incrível que existem pessoas que em momentos de desespero, estão sem conteúdo e pah, acabam copiando uma postagem só para manterem o blog ativo e.e

      Beijinhos *u* Tenha um ótimo final de semana! Obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  4. Olá, Pietra.
    Bem esclarecedor esse post, não sabia dessas ferramentas(além do google, é claro) saber se ouve plágio dos meus textos. Gostei bastante das dicas.
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito aprender a usar essa ferramenta do google, porem não acho tutorial bom ahsuhasuha
      Fico feliz que tenha gostado delas e use-as! Vamos fazer uma blogosfera com menos plagio!

      Beijinhos *u* Tenha um ótimo final de semana! Obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  5. Shalom
    Eu nunca fui plagiada, até porque criei meu blog hoje, mas é bom ver uma postagem assim. Vai que um dia eu seja plagiada, então eu sei o que fazer.
    Abraços ~ http://sendo-eliora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Tome cuidado e sempre de uma olhada no Cospyscape para ver se alguem não plagia você :3 Tome cuidado e muita boa sorte com seu blog!

      Beijinhos *u* Tenha um ótimo final de semana! Obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  6. Olá! Estou relativamente bem, no momento.
    Eu nunca fui plagiada — ou pelo menos nunca soube. E acho pouco provável que isso vá acontecer comigo, porém nada melhor do que se prevenir, certo? Plágio com certeza é uma das piores coisas da blogosfera e outros, além de ser feio e uma total falta de respeito, a pessoa que o faz desmerece todo seu trabalho.
    A única ferramenta da qual eu conhecia era a de bloquear CTRL + C. As dicas foram e serão muito úteis!
    xoxo ♥ [glass doll] | [unravel]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor prevenir do que remedias :3 Espero que isso não aconteça com você! Amo o seu blog *u*
      É muita falta de respeito mesmo, o pior é saber que mesmo que ele tenha copiado de você, ele ganhou mais credito e elogios por isso do que você mesma ;P

      Beijinhos *u* Tenha um ótimo final de semana! Obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  7. Post muito relevante, viu?
    Adorei ;)
    Olha, vou confessar que tenho até medo de descobrir que alguém me copia, piro na hora.
    Coisa chata isso, né? :/
    Adorei seu blog, tô te seguindo ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post *u* Deve ser muito chato isso, o pior é lidar com isso, falar com a pessoa e tudo mais :s
      Onw que bom que gostou dele! Obrigada por seguir o/

      Tenha um ótimo inicio de semana! Obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  8. Olá, nossa, que horrível oq aconteceu na sua escola, mas eles devem voltar as aulas só quando não for mais perigoso, eu espero pelo menos.
    Acho que nunca fui plagiada, se fui não lembro ou nem fiquei sabendo soaksak'
    Mas ótima postagem, se eu precisar, irei usar suas dicas pois são ótimas >3<

    Lindo blog, estou seguindo. Bjs sweetie.
    teapart-y.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que eles voltem só quando não for perigoso ;s Fico feliz que não tenha sido plagiada, mas tome cuidado e de uma olhada as vezes com o Copyscape o/ Nunca se sabe quando vai ser a primeira vez, né? :/
      Que bom que gostou do post e do blog! Sério mesmo, isso me deixa cada vez mais feliz :3

      Tenha um ótimo inicio de semana! Obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  9. Eu sofria mais plágio antigamente, hoje, benzadeus não constatei nenhum.
    Melhor dica: faça uma confusão, hahaah.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A confusão sempre funciona ahsuahsuh Fico feliz que não sobra mais plagio, isso é muito ruim.

      Tenha uma ótima semana! Muito obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  10. Oi Pietra!
    Adorei seu blog, comecei a seguir.
    Eu ainda não sei se fui plagiada. Infelizmente, sei que existe muito isso na internet.
    Acho tão ridícula uma atitude dessas. Mas seu post foi ótimo para nos alertar.
    Beijos e voltarei mais vezes
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Alessandra!
      Fico muito feliz que tenha gostado dele e o esteja seguindo *u*
      Fique de olho com o Copyscape e tenha cuidado, essas pessoas são sorrateiras e só querem ganhar atenção.

      XOXO
      Tenha uma ótima semana! Muito obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  11. Olá, tudo bom?
    As coisas estão bem complicadas na escolas brasileiras mesmo, estão sem estruturas, quem me dera poder ver escolar boas em cada bairro que vou!
    Plágio também é quando você ganha sobre aquilo que não é seu, como pegar um desenho feito por um qualquer e vender na internet.
    Mas adorei as dicas, apesar de que nem sou uma pessoa tão talentosa assim fdhsjhdnsma.

    {sessão proibida} - s-sessaoproibida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lunii! To bem e você?
      Queria eu ter uma escola boa, o medo de voltar e continuar com esses problemas... :s Só espero que fique tudo certo no final *u*
      Que bom que você gostou! As vezes as pessoas más pegam qualquer assunto e postam como se fossem o deles, apenas para... ter algum assunto no blog.

      Tenha uma ótima semana! Muito obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  12. Oii!
    Uma coisa que eu tenho medo é de plagiarem algum conteúdo meu, ou acharem que eu fiz isso (já que eu pego imagens do tumblr/google/we heart it). Mas com essas dicas já fico mais preparada!
    Vou ver se uso esses programas *-*
    Adoreis as dicas <3
    BJs. Tenha uma ótima semana ☺
    Sentimentos Apurados ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem tenho esse medo, pego bastantes imagens dessas redes sociais, porem eu tenho que editar para ficar do tamanho certo, o problema é se pegamos uma logotipo sem querer de outro blog :s As vezes a gente nem sabia.
      Boa sorte com esses programas! Fico feliz que gostou das dicas :3

      Tenha uma ótima semana! Muito obrigada por comentar e volte logo o/

      Excluir
  13. Nossa, que tenso a situação na sua escola! Espero que as coisas se resolvam da melhor maneira!
    Eu morro de medo de plágio velho, porque é uma situação tão chata,você se esforça para fazer um post legal, com conteúdos legais e tal. Passa uma tempão editando fotos e tudo mais, e aí vem um ser e só ctrl c e ctrl v!
    É bom saber o que fazer nessas horas. Eu tinha visto um post com algumas dicas em alguns lugares, mas faz tempo,acabei que não guardei, mas lembro que tinha umas ferramentas para fazer buscas e tal, uma pena não lembrar quais.
    Gostei bastante do post :)
    Beijos,
    http://meroodetalhe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero isso :s Nunca suportei plagio, o ruim é que a gente nunca sabe se algum artigo que a gente está lendo é plagio ou a pessoa mesmo que escreveu ;P
      Não se esqueça desse post! Ele está bem completo e pode lhe ajudar futuramente :3

      Obrigada por comentar! Tenha um ótimo final de semana e volte logo :3

      Excluir
  14. muito obrigada pelas dicas não sabia que tinha como ver quem te plagiou agora vou ficar de olho nesses expertinhos <3

    http://misturadmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas, eu morro de ódio de plagi e ja fui e continuo sendo vitima...mas ja comecei tomar precauções..obrigada pela ajuda..valeu mesmo

    ResponderExcluir

✘ Aceito sugestões de postagens, dicas e muito mais.
✘ Estou aceitando qualquer tipo de TAG, porem não prometo responder todas, apenas aquelas que me forem de maior interesse!
✘ Você quer divulgar o seu blog aqui? Me mande um email que a gente conversa melhor sobre isso!
✘ Tem alguma duvida? Sempre existe as redes sociais do blog, os comentários e a aba de contato!
✘ Quer falar comigo? Só me mandar um email! Eu vou responder o mais rápido possível :3

Tecnologia do Blogger.